Quem somos nós?


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Nome: EEFM JOSÉ MARIA PONTES DA ROCHA
COD. SEEC:  23062720                        Município:CAUCAIA

Endereço: Rua 08 S/N – Tabapuá - Caucaia   CEP - 61600-000
Telefones: 32852411 / 32853088
E-MAIL: mpontes@mpontes.seduc.ce.gov.br

Histórico 

A EEFM José Maria Pontes da Rocha foi construída no ano de 1970 e inaugurada no dia 15 de outubro do mesmo ano.
Recebendo como primeiro nome Grupo Escolar do Tabapuá, sendo Diretora desse período a Professora Maria do Carmo dos Santos de Almeida. No ano de 1997, de acordo com o Decreto Lei n° 13,153, de 09/03/1977 recebeu o nome de Escola do 1° Grau do Tabapuá.
A Escola foi se desenvolvendo para dar atendimento a grande procura da comunidade e conforme Decreto Lei n° 13156/79 passou a denominar-se Escola de 1° Grau José Maria Pontes da Rocha, em homenagem ao ex-prefeito de Caucaia, ainda na direção da Professora Maria do Carmo, tendo como vice-diretora Francisca Mendes de Oliveira ( dona Mendinha) e Maria Miguelina de Lima
Em 15/11/1982, foi implantado o ensino do 2º Grau de acordo com o Decreto Lei n° 15596/86, a escola foi ampliada e recuperada, e criado o 2° Grau (curso sem habilitação) sob a responsabilidade da direção composta por João Bosco Pereira Castro (Diretor), Dona Mendinha (Vice-Diretora) e Miguelina (Vice-Diretora).
No ano 1987, foi aberta inscrição para o cargo de Administrador Escolar, conforme Decreto Lei n° 16835/54 de 29/10/84. Iracy Pereira Falcão foi eleita por voto direto e secreto em 30/09/1987, sendo reeleita em sucessivos pleitos até 02/012002, ao ser  empossado o Núcleo Gestor formado por Severino Cavalcante de Sousa (Diretor geral), Francisca Silvana Leitão Santos (Coordenadora Pedagógica), Hélia Rodrigues da Costa(Coordenadora de Gestão), Maria José da Silva Castro (Coordenadora Financeira) e Regina Elizabete Carvalho Viana (Secretária).
Em Janeiro de 2005 mais uma nova eleição e o novo  Núcleo Gestor passou a ser  formado por Hélia Rodrigues da Costa (Diretora geral), Francisca Giovanna Lucena Barros (Coordenadora Pedagógica), Flávio Henrique Gonzaga (Coordenador de Gestão), Maria José da Silva Castro (Coordenadora Financeira) e Regina Elizabete Carvalho Viana (Secretária). Essa gestão geriu a escola até abril de 2009.
Recentemente, numa nova eleição direta e democrática, foi eleito e empossado Raimundo Nonato Soares Filho como diretor dessa nova geração, acompanhado por Amélia Maria Maciel Cavalcante da Costa e Robevânia Vieira Caetano (Coordenadoras Escolares).
Atualmente, a escola conta com 56 professores e funcionários, 1207 alunos distribuídas em 27 turmas, 26 na própria escola e uma  turma de EJA médio que funciona como anexo na Fábrica Ondas em Tabapuá.
Estruturalmente contamos com dois  Laboratórios de Informática, um Laboratório de Ciências, Sala de Vídeo, Sala de Multimeios, Sala dos Professores climatizada, Quadra Poliesportiva e três turmas de E-JOVEM ( Projeto de parceria com a escola técnica do Ceará).
Em 2005 a Escola foi  destinada às escolas que obtiveram o melhor rendimento no SPAECE. E anualmente, nos sentimos orgulhosos com o crescente número de alunos que são aprovados no vestibular, seja nas universidades públicas ou particulares.
O tempo passa e com ele grandes mudanças surgem numa velocidade extraordinária.
Essas mudanças nos dão a certeza de que não há mais espaço para os conformados, para os que não desejam mais aprender achando que sabem tudo, num mundo em que o novo nos obriga a  aprender todos os dias.
Não há mais espaço para os que não investem em si mesmos empregando tempo e recursos no alto aperfeiçoamento profissional.
Todos desejam ser as pessoas que dão certo, porém somente algumas buscam os melhores resultados, dedicando-se fora da média nas grandes caminhadas que começam com a decisão do primeiro passo.
 E a decisão de gerir a escola José Maria Pontes da Rocha  foi o primeiro passo da superação desses limites e essa busca pela superação das limitações junto com a vontade de tornar possível a excelência que é a gestão disciplinada de nosso comportamento.
Nós moldamos o nosso destino.
A Escola apresenta características peculiares como o logradouro dominante na classe discente: zona rural e periferia urbana. Mesmo a escola centrada em lugar privilegiado, a classe transita com dificuldade. A região rural, em que reside a maioria, não tem estrutura favorável ao deslocamento, necessitando de atenção redobrada para que as dificuldades não sejam motivos de evasão. Porém estamos certos de que tais dificuldades são fortes indícios da concepção de homem inserido em nossa comunidade, que sonha, luta e ambiciona melhores dias.
Soma-se a essas dificuldades a carência intelectual, cognitiva advinda dos cursos anteriores, necessitando de reforços frequentes, resgatando linhas de base pedagógicas.
A escola oferece uma estrutura disponível de bons recursos, porém necessitada de reformas, atualizações e modernizações.
O grupo de funcionários se destaca pela invejável disposição ao pronto atendimento à comunidade escolar, merecendo a disponibilidade de cursos de aperfeiçoamento, encontros e atualizações dos conhecimentos já dominados.
A missão  é  concretizar o compromisso em desenvolver um trabalho alinhado, visando acelerar o nível de proficiência do educando, preparando-o para a vida.
 Identificadas forças e fraquezas da escola,  definidas metas e ações, concentraremos todos os esforços para alcançarmos os avanços almejados dignificando os resultados internos e externos.
Com isso é importante aludir ao comprometimento da  atual equipe,  o foco ao idealismo, que ainda é a força que nos move e ilumina os caminhos ermos.